ABCP lança manual de Espaços Públicos para gestores e técnicos | PiniWeb

Infraestrutura

ABCP lança manual de Espaços Públicos para gestores e técnicos

Cartilha tem o objetivo de orientar a administração pública sobre os problemas e potencialidades de sua região

Carlos Carvalho, da revista Infraestrutura Urbana
9/Setembro/2013

Reprodução
A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) lançou o manual Espaços Públicos: Diagnóstico e Metodologia de Projeto, que tem o objetivo de orientar a administração pública, desde seu corpo técnico até seus gestores, sobre os espaços públicos de seus municípios, em busca de problemas e potencialidades que possam servir de base para sua reestruturação.

O manual é dividido em três capítulos: Lendo o espaço urbano de sua cidade; Passo a passo para a elaboração de projetos de espaços públicos; e Banco de boas práticas. Neles, os gestores públicos serão orientados sobre como mapear problemas, identificar prioridades e alternativas, e outros detalhamentos voltados para a área de projetos, além de conhecer cases de projetos realizados em diversas cidades brasileiras.

"Esperamos que este manual possa não somente orientar a melhoria dos projetos de nossas cidades, mas incentivar gestões públicas a priorizar o tratamento dos espaços públicos na pauta de obras municipais e, desta forma, ampliar as possibilidades do encontro e da vida coletiva", diz a engenheira civil Erika Mota, coordenadora do manual e do programa Soluções para Cidades, da ABCP.

Entre os cases apresentados no manual está o projeto do Parque Cantinho do Céu, parte de uma intervenção de urbanização da represa Billings.
O manual está disponível para download no site do programa Soluções para Cidades.

Revistas Pini
Destaques da Loja Pini
Aplicativos