Morre o arquiteto Acácio Gil Borsoi | PiniWeb

Arquitetura

Morre o arquiteto Acácio Gil Borsoi

Profissional considerado um dos expoentes da arquitetura produzida em Pernambuco passava por tratamento para combater um câncer

Renato Faria
4/Novembro/2009

O arquiteto e urbanista Acácio Gil Borsoi, 85, faleceu na manhã desta quarta-feira (4/11), em São Paulo. Borsoi passava por tratamento para combater um câncer descoberto há quatro meses. O velório ocorrerá nesta quinta-feira (5/11), a partir de 12h, no cemitério Morada da Paz, em Recife.

Carioca de nascimento, formou-se em 1949 pela Faculdade Nacional de Arquitetura, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, o arquiteto mudou-se para Recife, onde criou raízes. Assumiu, como catedrático, a cadeira de "Composições de Arquitetura" na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco em 1959.

Acácio Gil Borsoi é considerado um dos expoentes da arquitetura produzida em Pernambuco. Junto com outros grandes nomes da arquitetura do Estado, foi um dos artífices da Escola do Recife. "Apesar de ter importância especial para Pernambuco, sua obra tinha caráter global", afirma Roberto Montezuma, arquiteto do escritório AFM Arquitetos Associados e professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). "Seu trabalho percorreu construções com diversos tipos de usos - habitações populares, edifícios comerciais, residenciais. Ele mostrou que o mercado imobiliário poderia ter uma arquitetura de qualidade", conclui.

Considerado marxista pelo Regime Militar, foi preso em 1964 após ter participado de uma missão de arquitetos do IAB que visitou Cuba. Em 1968, abre o escritório Borsoi Arquitetos Associados.

Casa de Pernambuco, na cidade do Porto, em Portugal, é uma das obras de destaque da carreira de Borsoi

Borsoi trabalhou em conjunto com a esposa, a arquiteta e artista plástica Janete Costa, falecida em 2008. Segundo Montezuma, "suas obras se complementavam, não eram excludentes. Enquanto um se preocupava com o interior dos edifícios, o outro se preocupava com o exterior, mas essas preocupações não estavam descoladas entre si".
Entre seus projetos de destaque estão casas e edifícios no Brasil - como o prédio da Secretaria da Fazenda, em Fortaleza, a Assembléia Legislativa e o Fórum de Teresina, no Piauí, e sua residência no Rio de Janeiro - e no exterior - como a Casa de Pernambuco, na cidade do Porto, em Portugal. Entre os trabalhos mais recentes, estão a nova sede da Assembléia Legislativa do Maranhão, em São Luís, e o Museu de Arte Contemporânea, em Campina Grande (PB), com conclusão prevista para 2010.

Leia também:

Entrevista com Acácio Gil Borsoi (aU 139) 

Restauração do Palácio dos Leões, de Acácio Gil Borsoi e Janete Costa (AU 118)

Vida e obra de Acácio Gil Borsoi (aU 84)

Revistas Pini
Destaques da Loja Pini
Aplicativos