Projeto de Álvaro Siza, centro de pesquisas para indústria cosmética é inaugurado na Coreia do Sul | PiniWeb

Arquitetura

Projeto de Álvaro Siza, centro de pesquisas para indústria cosmética é inaugurado na Coreia do Sul

Projeto em coautoria com Carlos Castanheira e Kim Jong Kyu previa cinco novos edifícios para o campus

Mauricio Lima
18/Outubro/2010

O novo centro de pesquisas da Amore Pacific, em Yongin-si, na Coreia do Sul, foi finalizado recentemente. O campus, como o arquiteto Carlos Castanheira chama o local, já contava com três instalações: um edifício com labotarórios, um edifício com um museu improvisado e um pequeno edifício que servia como dormitório para quem visitasse e/ou trabalhasse no local.

Divulgação: Carlos Castanheira
Projeto do novo centro de pesquisa da Amore Pacific

No projeto, foram previstas a construção de cinco novas instalações, que contaria com um edifício de laboratórios, dois pavilhões, portaria e um novo dormitório.

O edifício de laboratórios, em estrutura metálica e fechamento em vidro, conta com espaços de pesquisa em dois pavimentos bastante vazados, a pedido do cliente, para a dissipação de gases e cheiros dos laboratórios, garantindo a segurança e condições de trabalho para os profissionais. Nas áreas sociais do edifício de 26 mil m², há espaços de exposição da coleção de arte da empresa, salas de reuniões, restaurante, uma sala de conferência e um anfiteatro.

O primeiro pavilhão, localizado em uma esquina, tem 283 m² e foi construído todo em concreto, em formato curvo. Já o segundo pavilhão, em tijolo aparente e com 260 m², só foi construído devido ao tamanho do primeiro pavilhão, que foi considerado pequeno.

O hotel em forma de "U", com dois pavimentos e 3 mil m² de área, foi construído para trabalhadores e visitantes. Por último, foi realizado o projeto da portaria, em concreto aparente, para comportar, além da recepção, um quarto para o vigia e espaço para o armazenamento de lixo.

Divulgação: Carlos Castanheira
Maquete do edifício de laboratórios

Divulgação: Carlos Castanheira
Maquete do primeiro pavilhão

Divulgação: Carlos Castanheira
Maquete do hotel

Revistas Pini
Destaques da Loja Pini
Aplicativos