Ceará inaugura segundo trecho de metrô em Fortaleza | PiniWeb

Infraestrutura

Ceará inaugura segundo trecho de metrô em Fortaleza

Com 20 quilômetros de extensão, linha sul entra em fase de operação assistida e deve, em 2013, transportar 350 mil pessoas por dia

Aline Rocha
2/Outubro/2012

Divulgação: Governo do Ceará
Na última sexta-feira (28), o Governo do Ceará inaugurou a segunda etapa da Linha Sul do metrô de Fortaleza, que liga a estação de Parangaba à Benfica. Com a primeira etapa aberta em junho, a linha possui agora 20 quilômetros de extensão, passando também pelos municípios de Maracanaú e Pacatuba.

O trecho inaugurado passará pela operação assistida, que acontecerá de segunda a sexta, das 9h00 às 15h00, com uma viagem gratuita a cada 20 minutos. Cada percurso poderá levar entre 445 e 890 pessoas e o trem fará paradas em todas as estações. Os passageiros podem participar voluntariamente.

De acordo com o Governo do Ceará, a terceira etapa da linha também será inaugurada este ano. Em 2013, o metrô passará para a operação comercial, com expectativa de 350 mil passageiros por dia.

No total, a linha sul possui 20 estações, ligando Fortaleza a Pacatuba. São elas: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Juscelino Kubitschek; Couto Fernandes, Porangabussu; Padre Cícero; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); e Central - Chico da Silva.

O investimento é de R$ 1,705 bilhão, sendo que duas estações tiveram investimentos de R$ 35 milhões financiados pela segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A linha Sul do Metrô de Fortaleza começou a ser construída em janeiro de 1999.

Revistas Pini
Destaques da Loja Pini
Aplicativos