Qual o percentual que devo usar para orçar o custo de mão-de-obra em relação ao custo total previsto da obra? Quais serviços compõem essa mão-de-obra (inclui serviços de pintura, por exemplo?)? | PiniWeb

Notícias

Qual o percentual que devo usar para orçar o custo de mão-de-obra em relação ao custo total previsto da obra? Quais serviços compõem essa mão-de-obra (inclui serviços de pintura, por exemplo?)?

28/Junho/2001
Caro Sr.José Carlos:

Em resposta a sua questão, esclarecemos que atualmente a participação materia/mão-de-obra em uma obra gira em torno de 50% para cada item.

Entretanto esse percentual varia em função das características da obra e da localização. Em algumas regiões brasileiras a mão-de-obra pode ser mais cara ou mais barata. Para se ter uma idéia, segundo pesquisa Pini, em Florianópolis praticam-se os salários de mão-de-obra da construção civil mais altos do país, prestados sempre por empresas especializadas.

Da mesma forma, o custo do material pode encarcer uma obra localizada em regiões de difícil acesso ou distante dos principais centros de comércio do país.

Esses são alguns dos fatores que podem influir na relação de participação dos custos.

A Pini atualiza mensalmente nove diferentes tipos de obras nas principais capitais brasileiras. Em nosso site é possível consultar os custos por m2 das referidas obras (ver Custos de Construção na opção do Banco de Índices e Custos Unitários), podendo-se calcular, a partir dos valores discriminados para material e mão-de-obra, as respectivas participações. Sugerimos consultar.

Lembramos que esses valores referem-se ao custo direto da obra, consideradas as etapas construtivas de serviços preliminares, movimento de terra, infra-estrutura, superestrutura, vedação, esquadrias, coberturas, instalações (hidráulicas e elétricas), impermeabilização, revestimentos, vidros, pintura e serviços complementares. Nos custos são desconsideradas todas as despesas indiretas como impostos, emolumentos, orçamento, projetos, paisagismo, sistemas especiais como ar-condicionado, além do lucro da empresa construtora.

Um abraço

Regina Perez
Depto.Pesquisas e Análise de Mercado

Qual o percentual que devo usar para orçar o custo de mão-de-obra em relação ao custo total previsto da obra? Quais serviços compõem essa mão-de-obra (inclui serviços de pintura, por exemplo?)?
Revistas Pini
Destaques da Loja Pini
Aplicativos