Construtora usa técnica de barreira dinâmica para conter queda de rochas e material solto em obra em Santos | PiniWeb

Tecnologia & Materiais

Construtora usa técnica de barreira dinâmica para conter queda de rochas e material solto em obra em Santos

Sistema maleável se deforma para acomodar objetos de até 1 mil kJ. Rede conta com freios em espiral que trabalham na absorção do impacto. Veja vídeo

Luciana Tamaki
28/Abril/2011

Para conter deslizamentos em morros e quedas de rochas e demais materiais, a barreira dinâmica, uma técnica largamente usada na Europa, começa a ser empregada no Brasil. Trata-se de uma malha de aço de alta resistência, projetada para fora da encosta, que contém a queda dos blocos e absorve seu impacto. Com algumas mudanças em sua especificação, a barreira pode ser usada ou para quedas de rochas ou para contenção de avalanches.


A malha de aço é maleável, formada por linhas verticais ligadas por círculos. Quando cai um bloco grande e pesado, ela se deforma, acomodando o bloco como uma rede. O sistema inteiro é perfurado e fixado na encosta, geralmente em posição quase vertical.

Este sistema também conta com freios em espiral, que trabalham na absorção do impacto. No momento da choque, quando a malha é solicitada e se deforma, os freios são apertados e se fecham. Desta forma, quando houver eventuais quedas de material na barreira, tela e freios devem ser substituídos.

No Brasil, uma obra em Santos, no litoral paulista, importou este sistema da marca suíça Geobrugg, onde a barreira é muito usada em construções nos Alpes. Aqui, ela foi necessária para conter possíveis quedas de blocos de rocha e outros materiais. A resistência da barreira é de 1 mil kJ, e coroa o topo do morro, onde há uma divisão entre rocha exposta e rocha com camada de solo, que deve ser contido.

Divulgação: Tecnisa

No vídeo a seguir, é possível ver detalhes da instalação da barreira na obra de Santos, feita pela Tecnisa, além de mais informações sobre seu funcionamento.

Revistas Pini
Destaques da Loja Pini
Aplicativos